Rua de Camões, Guimarães, onde passei quase toda a minha juventude





















Rua de Camões (antigamente chamava-se Rua Nova das Oliveiras), pertencente à paróquia/freguesia de São Sebastião, Guimarães.
Nasci no 1º. andar da casa com o nº. 45.
Mais tarde morei nas casas com os nos. 114 (a primeira à esquerda da fotografia) e 68.
Vivia com os meus pais (Gaspar e Genoveva), minhas tias-avós maternas Amélia e Ana e minha irmã Maria Manuela.
Fui batizado pelo Padre Augusto José Borges de Sá e fiz a primeira comunhão, comunhão solene e crisma na Igreja Santa Rosa de Lima, mais conhecida pela Igreja das Dominicas.
Fiz a 4ª classe na escola primária que existia no antigo Convento Santa Rosa de Lima, mais conhecida pela Escola do Godinho, tendo sido meus professores: Gonçalves (1ª. classe); Godinho (2ª. classe), Rocha (3ª. classe) e Vasconcelos (4ª. classe). No aspecto disciplinar alguns professores batiam nos alunos, o que para a época era normal.
Fui lobito e escuteiro num agrupamento que tinha as suas instalações no referido Convento Santa Rosa de Lima. De 9 a 18 de Agosto de 1946 fui a um acampamento nacional de escoteiros que se realizou na Quinta dos Cardais em Tomar. »»»»»» Ler+
Fiz o curso comercial na Escola Industrial e Comercial Francisco de Holanda, de Guimarães, sendo o escultor António Ferreira de Azevedo o seu diretor. Recordo-me dos professores: Mattos Chaves (português); Mário Menezes (Francês); João de Almeida (matemática); e Daniel Nunes de Sá (geografia).


===

A tragédia na Igreja de São Pedro de Guimarães em 1 de Dezembro de 1942
»»»»»» Ler+


===